A Prefeitura de Contagem contratou nos últimos meses 102 médicos e 125 enfermeiros para compor as equipes de Saúde da Família. Além das contratações, mais 49 médicos do Programa Mais Médicos reforçam o atendimento nas UBSs. Com isso, a cidade passou a ter o quadro completo de médicos e enfermeiros nas Unidades Básicas de Saúde - UBSs.
Foram contratados 60 médicos de Saúde da Família, dez ginecologistas, 12 pediatras e 20 psiquiatras. A reorganização dos recursos humanos nos distritos também foi utilizada como estratégia para completar as equipes. Com o novo Processo Seletivo da Saúde - PSS que está em andamento ainda será possível contratar novos profissionais como técnicos de enfermagem, assistentes administrativos e outros que a rede de saúde necessita.
Segundo a diretora de Atenção Básica, Kacilda de Assis, a dificuldade da falta de médicos e profissionais da enfermagem vivenciada em toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte durante a pandemia refletiu no atendimento da Atenção Primária como um todo. “A rede de Saúde não caminha quando as equipes estão incompletas. Foi fundamental esse trabalho no SUS Contagem e hoje a atenção médica e de enfermagem está estruturada, incluindo especialidades bastante demandadas como ginecologia e pediatria”, disse.
Na Unidade Básica de Saúde Novo Riacho, que tem capacidade para atender até 15 mil usuários com duas equipes de saúde da família, faltava médico desde 2020. A gerente da unidade, Glenda Timóteo, conta que quando assumiu em janeiro deste ano a organização do processo de trabalho estava comprometida. Faltavam, inclusive, computadores. “Solicitamos apoio ao Nível Central e ao Distrito e faz pelo menos seis meses que nossa equipe está completa. Além disso, a estrutura foi mais bem organizada atendendo às nossas demandas. A equipe completa é um diferencial para a atuação da Atenção Primária à Saúde, já que podemos realizar um atendimento multiprofissional com maior qualidade”, disse.
A superintendente de Atenção à Saúde, Renata Felicíssimo, ressalta que hoje a população está assistida nas UBSs pelas equipes de Saúde da Família, portanto, o objetivo é a manutenção do quadro completo e a permanência destes profissionais. “Estamos implementando um processo de trabalho mais próximo aos territórios, considerando os diagnósticos da situação de saúde apresentados pelos distritos sanitários. Nossa prioridade é garantir atendimento e otimizar os serviços da Atenção Primária de modo a melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse.